Nada pessoal..

dezembro 29, 2010 § Deixe um comentário

Pra que se entenda a amizade:

– Manual do amigo

Quando você encontra uma pessoa e vê que é uma pessoa de boa índole e bom caráter, e que vocês gostam da presença um do outro, e possuem afinidades, que é alguém em quem você pensa em ter na sua vida por muito tempo ou para sempre, cuide dela. E depois de um tempo, de um ano ou mais, ou até menos, quando você abrir a boca pra chamá-lo de amigo, tenha certeza que você pode por a mão no peito e sem titubear dizer: esse é o meu amigo e eu sou o amigo dele.Você pode fazer isso hoje? Quer ver?

Amizades não funcionam sem conhecimento. Não são movidas à base de álcool. Amizades acontecem no calor do dia, no sabor de um bom almoço, num livro emprestado, numa ligação em que se escuta mais do que se fala. Superficialidades não tem espaço dentro de amizades sinceras. Você dorme na casa do outro e conhece os pais dele e a família dos seus amigos. Você tem que saber o sabor de sorvete que ele mais gosta, e o nome dos melhores amigos dele na infância, você tem que saber se ele está bem só de olhar e não esperar amanhã para se preocupar. O que é mais importante um cinema que você já comprou o ingresso ou um amigo que te liga chorando? E se você tiver numa festa distante e seu amigo está passando mal numa rua qualquer e com medo? E se ele viajou, você é amigo a ponto de ir buscar se ele precisar. Você realmente pararia o que você está fazendo agora pra salvar um amigo morrendo? Talvez, morrendo por dentro, você sequer perceberia se ele estivesse morrendo? Se ele estivesse tentando te mostrar que ta doendo? As amizades se perderam pelo caminho.

Se alguém te pergunta o nome dos seus três amigos, você diz dez, porque pra você mais valem dez companheiros que três amigos. Mas um amigo percebe pela voz do outro se o problema é em casa ou é coisa de amor. E quando a lágrima não desce, amigos de verdade sabem que o outro está chorando, e quando ele tenta se afastar é um abraço que ele pede. E quando ele tiver contando a vida dele não olhe pro relógio. Você ainda não aprendeu que para um amigo de verdade o relógio pára e nada mais importa, compromissos, dinheiro, por vezes, quando alguém que você ama de verdade precisa realmente de você, nem trabalho importa, ou pelo menos deveria ser assim. Se uma pessoa vale mais que dinheiro, perdê-la deveria ser mais caro que tudo. Mas eu concordo que é mais cômoda uma relação superficial onde só são as coisas boas, onde a noite vocês saem e bebem e riem e voltam cada um pra suas casas, e vivem as suas vidas, pra daqui a alguns dias sairem com seus outros amigos de novo, ou com os mesmos, a verdade é que tanto faz.. Você percebe que tanto faz?

Vocês não frequentam a casa e nem a vida das pessoas porque da trabalho se envolver. Saint Exupéry disse que “você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa”, e mesmo que você não perceba, isso te dá medo! Cativar alguém a ponto de ter de cuidar dele se ele precisar, ser cativado a ponto de se permitir contar com ele caso você precise. Você realmente confia nos seus amigos? Que se um dia cinco e quinze da manhã você ligar dizendo nada mais do quê que precisa dele naquele momento e que se você não disser o porquê, ainda assim ele vai? Confia? Quais deles iríam? Você confia que ele vai te dar um abraço e não vai julgar o porquê do seu pedido, se foi porque você cortou o dedo, ou terminou o namoro, ou se seu cachorro morreu, ou se você apenas teve um momento de crise existencial e precisou dele com você, ou talvez porque você bateu o carro e acha que vai morrer? Ele vai te atender? Ele vai até você sem pedir explicações? Ele vai entender qualquer que sejam os seus motivos, seu amigo vai? Porque os meus não! Ainda não. E eu to tentando ensinar. Uns vão parar pra pensar nisso, outros vão mudar, outros sequer vão se dar o trabalho de ler. Você tem feito o quê pelos seus amigos e seus amigos têm feito o quê por você? Te acompanhado ao bar? Te pego em casa, pago tua bebida? Ou eles têm percebido seu momento? Que tem vezes que tem que estar atento, que tem que ta perto? Que às vezes tem que deixar de fazer outras coisas muito mais divertidas sim, pra ficar com ele reclamando da vida, chorando no seu ombro, e te digo mais, você tem que ficar super feliz com isso, essa é uma das maiores provas de amizade que alguém pode te dar, não se reclama dos desvarios da vida com quem não importa, e muito menos, não se chora no ombro de qualquer um…

Eu tenho uma coisa a dizer, eu vou dar trabalho a vocês e vocês vão sim ter que demonstrar que me querem por perto. E não isso não é prepotência minha e eu realmente tenho certeza que não estou pedindo demais. Parem, pensem, decidam. Quem me quiser por perto vai ter de ser meu amigo, como eu sou amiga de cada um de vocês. Não é como se eu quisesse chamar a atenção pra mim, eu quero chamar a atenção de vocês para vocês mesmos. Que beber e reimar no bar é uma consequência gostosa sim de um dia inteiro divido, talvez numa ligação, talvez numa supresa gostosa de sem motivo nenhum ir encontrar alguém pra tomar um sorvete, talvez numa companhia enquanto ele resolve coisas da faculdade, talvez num almoço que ele te chamou e você vai.

É uma coisa estranha achar que amigos marcam de sair. não. estranhos, desconhecidos marcam de sair, amigos se encontram, amigos dividem, amigos acompanham, ajudam, é isso que amigos fazem. Não há mal nenhum em sair com uma pessoa diferente a cada dia da semana, só tenha cuidado que no dia que eles coincidentemente estiverem cada um deles com cada um de seus outros amigos, nesse dia você vai estar só, você ainda vai ter um desses AMIGOS de que falei, que largariam tudo por você? Você saberia depois de ler tudo isso largar tudo por eles ou nada mudou? Seu sono continua sendo mais importante, levar sua namorada ao salão, ou o cinema que você marcou com aqueles estranhos de ontem a noite, ou sei lá, vai ver você tá sem saco, isso é normal. Você iria mesmo assim? Eu posso dizer que em todas as vezes eu fui, e você todas as vezes veio? E todas as outras vezes vai passar a vir? Caso não, eu entendo, mas não se diga meu amigo, pessoas assim não sabem o que é amizade. Não, não sabem! Talvez você saiba, talvez você não saiba, talvez você aprenda. talvez, talvez tanta coisa…

By:  M. Oliveira

escrito durante uma das minhas várias fugas geográficas, 27 de janeiro de 2010, por conta de amigos distantantes, uma farra que não deu certo, uma tia no hospital, uma ressaca moral filha da puta e um celular perdido

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Nada pessoal.. no "Entendendo o mundo..".

Meta