Considerações sobre Liderança.

dezembro 29, 2010 § Deixe um comentário

De acordo com “Peter Drucker”, a única definição de líder é a de alguém que tem seguidores. No entanto, entendemos, que para conquistar seguidores, e ser capaz de liderar suas responsabilidades, este líder deve também, inspirar segurança, para isso, ele deve ter opiniões formadas, saber planejar boas estratégias e reforçar a autoconfiança e motivação dentro do grupo, com palavras e ações. Sabemos também que liderar não é apenas uma questão de guiar ou direcionar um grupo, é preciso antes de qualquer coisa conhecer as necessidades individuais e coletivas do grupo, focando assim em reforçar os pontos fortes de cada um e trabalhar em cima dos pontos fracos no objetivo de, se não extingui-los por completo, o que muitas vezes não é possível, torná-los os menores causadores de danos possíveis. Portanto, liderar é uma atividade de gestão que através da comunicação e motivação do grupo, leva este a realizar as atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa.

Um bom líder trabalha em cima da auto-estima de seus homens, procurando sempre tornar desafiador e estimulante o processo de realizar determinada tarefa. O reconhecimento da capacidade dos liderados, por parte de quem lidera, gera um sentimento de realização e satisfação em cada um, sendo capazes assim, de otimizarem os resultados dentro de um grupo ou uma empresa, assim como uma crítica construtiva direcionadora por parte de um líder, tem um resultado muito maior positivamente, do que uma exposição acentuada do que não foi feito ou feito de maneira não satisfatória. É mais proveitoso que o líder saiba direcionar à solução do problema do que fique diante de um erro, tentando encontrar culpados.” Um líder nato é aquele que sabe, que embora a frente, faz parte de seu grupo”, logo ele entende que se um erra, todos erram, se um acerta todos acertam. É tarefa primordial do líder, destruir as barreiras e construir pontes, ou seja, as fronteiras entre setores, organizações, funcionários, clientes. O desafio para os líderes é construir, investir nos relacionamentos e transmitir uma visão que estabeleça a comunicação entre os envolvidos. O comportamento de liderança deve ajudar o grupo a atingir os seus objetivos, isto é, satisfazer suas necessidades. O líder precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, reduzindo a incerteza do grupo no alcance de suas expectativas.

Há quem acredite que a liderança é uma característica nata de alguns poucos privilegiados, o que muitos não sabem, porém, é que existem teorias e técnicas capazes de modificar hábitos e padrões de qualquer ser humano, tornando assim, não só possível, como provável a liderança de pessoas tidas como incapazes, susceptíveis, ou aparentemente fracas. A liderança na verdade vem muito mais da capacidade de saber pensar do que na força física, logo qualquer pessoa plena de suas faculdades mentais, é capaz de se tornar um líder e/ou um bom líder. É claro que algumas pessoas têm em si uma maior facilidade do que outras, como uma percepção mais nítida ou mesmo um senso mais aguçado de como se posicionar a frente, comandar, formar visões, valores e opiniões.

Mesmo na era digital, as empresas percebem que por trás das máquinas ‘executantes’ seriam preciso pessoas capazes não só de operá-las, mas de tornar esse processo o mais prático e com retorno de resultados satisfatórios, possível. Para tanto as empresas munem-se de profissionais que possam pensar e elaborar as tarefas de uma maneira logística. Esses são líderes treinados em estratégias, que partem do começo do processo, onde é preciso saber desde como e a quem distribuir as tarefas, até comandar a mão de obra operária por trás de toda essa tecnologia, no resultado final do processo. As empresas hoje entendem, que suprindo as necessidades e motivando através de bons retornos financeiros, confiança e respeito a seus funcionários, ela tem um retorno muito maior do que mantendo-os sob pressão e desgastes constantes, e a tarefa do líder, começa em entender como funciona esse processo e viabilizá-lo, ser ele o primeiro a ter esse contato e esse comando amigável, ainda que firme, sobre seus empregados.

O líder é uma espécie de energizador. Àquele que traz motivação e desafios a seu grupo. Que extrai de cada um a auto-estima e a vontade de ser recompensado, reconhecido, e admirado, tornando-se muitas vezes até uma espécie de exemplo de determinação e sucesso almejado por todos.

Deveres:

¨  Conquistar seguidores

¨  Motivar/incentivar

¨  Zelar pela equipe

¨  Reconhecer pontos fortes e fracos

¨  Direcionar o trabalho

¨  Inspirar confiança

¨  Conhecer as necessidades do grupo

¨  Ter firmeza e sabedoria em lidar com a pressão

¨  Saber prever e contornar imprevistos

¨  Ter posicionamento firme

¨  Saber criticar corretamente

Um dos problemas enfrentados muitas vezes é o da falta de motivação do grupo ou de uma determinada pessoa em particular. Equipes ou pessoas desmotivadas, puxam o trabalho do grupo trás, não só deixam o clima mais pesado, como algumas vezes prejudicam de forma ativa dentro do setor, descumprindo prazos ou jogando pra cima de outros seus deveres, sobrecarregando outros membros da equipe. É tarefa do líder estar sempre atento em quem possa estar desmotivado, tentar achar a causa do problema, que pode ser familiar, pessoal, afetivo ou mesmo por conflitos dentro da empresa, outras vezes por falta de incentivo, retorno ou reconhecimento por parte dos superiores. Uma vez que o líder observe a causa do problema, é sua tarefa pensar em maneiras para reverter a situação de uma maneira favorável a ambas as partes, sem necessariamente dar a velha bronca ou punir efetivamente o seu empregado. Algumas das maneiras encontradas para solucionar a desmotivação no trabalho pode ser através de incentivos financeiros, premiações por méritos, folgas surpresa pros que se destacarem, reconhecimento e incentivo através de elogios perante a equipe ou em particular, agentes facilitadores para realização dessas tarefas como cursos ofertados pagos pela empresa, o que leva a uma maior qualificação de seu profissional e ao mesmo tempo um retorno visível por parte desse mesmo profissional. Existem várias maneiras eficazes de incentivar a motivação individual e do grupo, mas não há uma fórmula padrão, o fato é que o líder tem que estar sempre atento e ter uma boa convivência e diálogos com seus subordinados, se fazendo entender em seus objetivos, críticas e elogios. Prestar sempre bastante atenção a cada um de seus empregados é uma maneira de fazê-los também sentirem-se cuidados, e quem é cuidado por alguém, sempre que retribuir cuidando.

Um líder tem que estar preparado para lidar com adversidades e imprevistos, e também com o fato de que algumas vezes suas decisões poderão ser questionadas por alguns, ou mesmo causar desagrado. É preciso que nessa hora ele saiba ter uma postura firme para lidar com a situação, mantendo ou voltando atrás em sua posição de acordo com os interesses que levarão ao resultado esperado apenas, e não a um contentamento por parte de um ou outro subordinado. Ele precisa entender que estará constantemente sendo questionado em suas decisões, seja abertamente ou sem que ele saiba, para tanto é preciso saber exatamente o que está fazendo e manter-se firme na execução do plano.

Essas são algumas das principais coisas que um líder não deve fazer:

Um líder deve promover a responsabilização e não a punição.

Dois erros: Há líderes com medo e líderes que usam o medo. Ambos podem ser fatais a quem almeje uma boa liderança.

Os maus líderes atuam de forma ineficaz porque, ou não tem auto-estima ou por falta de formação. Qualquer uma delas é passível de reconversão.

Não ter diálogo ou ficar em silêncio e se omitir em horas que exijam dele uma posição.

Ser completamente alheio aos membros da equipe não se empenhando em conhecê-los ou se deixar conhecer, ou se tornar tão íntimo a ponto de não conseguir dar ordens, ou se fazer ser respeitado.

Duvidar de sua própria autoridade. Se você não consegue ter confiança em si, ninguém mais terá.

Grandes líderes da humanidade:

Jesus Cristo, sem dúvidas, o maior de todos eles.

Os profetas e apóstolos

Mao Tsé Tung

Abraham Lincoln

Adolf Hitler

Napoleão Bonaparte

Buda

Mahtma Ghandi

Nelson Mandela

Zumbi dos Palmares

Winston Churchill

Martin Luther King

Lutero

Fidel Castro

Che Guevara

Karl Marx

Getúlio Vargas

Madre Teresa de Calcutá

João Paulo II

Nero

 

By: M. Oliveira e  Larissa Praxedes

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Considerações sobre Liderança. no "Entendendo o mundo..".

Meta